sábado, 22 de setembro de 2007

Comportamento Animal - Guaxinim


MÃO-PELADA, "guaxinim" ou "jaguacinim" carnívoro da família Procionídea, Procyon cancrivorus, plantígrado como os ursos e os quatis. O corpo mede até 65cm, e a cauda 40cm; o pêlo é curto e denso, arrepiado na nuca; a cor é cinzento-amarelada, salpicada de preto, por serem dessa cor as pontas dos pêlos maiores. As pernas, principalmente nas extremidades, são pretas, bem como a face e as órbitas; aí essa cor destaca-se bem, devido às faixas brancas, no supercílio e focinho. A cauda é anelada, alternando o preto com o amarelado.
Habita todo o Brasil, mas só junto aos brejos, incluindo as regiões de mangue; graças a seu modo de andar plantígrado, assentando toda a mão, consegue caminhar sobre os lodaçais, onde ninguém o pode perseguir. Sabe também trepar em árvores. Alimenta-se de pequena caça e vegetais, apreciando muito a cana-de-açúcar, e tem especial predileção pelos caranguejos. Sua carne, por ser fétida, como também o couro, ninguém aproveita É temível inimigo dos criadores de galinha ou, mais positivamente, apaixonado amigo das aves domésticas, causando assim sérios e contínuos estragos.

Mão-pelada
Relatou-nos o Senhor Aroaldo Azevedo que em Sergipe é conhecido o modo como esse curioso animal caça caranguejos no mangue. Fazendo penetrar a cauda no buraco em que mora o crustáceo, espera que esse morda com suas valentes tesouras, para então arrancar o caranguejo para fora, a fim de saboreá-lo. Mas, sabendo de antemão que o beliscão que levará na cauda será doído, o mão-pelada, que assim é caçador e vítima ao mesmo tempo espera ganindo e, agachado, se contorce como que pressentindo a dor. Belo tema para devaneios filosóficos!
Merece reparo a etimologia dos dois nomes indígenas: jaguacinim (ou guaxinim abreviadamente) e guaraxaim (ou graxaim); guará são os carnívoros em geral. Vários autores, não atendendo bem às sutilezas nos nomes, às vezes truncados, confundiram; "mão-pelada" com o "graxaim".

Nenhum comentário: