sábado, 22 de setembro de 2007

Comportamento Animal - Ouriço do Mar


Ouriço do Mar

Também é conhecido como Pindá. São animais equinodermos, que geralmente têm o corpo revestido por espinhos longos e duros, e vivem nas pedras submersas do mar, onde se alimentam geralmente de crustáceos que encontram por ali.
Quando fiz o curso de mergulho livre, o instrutor nos chamou bastante a atenção sobre o perigo que representa um ouriço quando se pisa nele. Pode até mesmo perfurar uma nadadeira, cravando os espinhos no pé do mergulhador, o que sempre pode ser um acidente sério. Afora isso, eu já tinha ouvido falar que os japoneses costumam comer estes animais.
Chegou o dia da aula prática, e fomos mergulhar no arquipélago das Graças, em frente à ilha de São Francisco do Sul (SC).
No local, fui o primeiro a pular do barco, fazendo o passo do gigante. Equipado com nadadeiras, máscara, snorkel, luvas, cinturão com 1 kg de chumbo e uma faca de mergulho afivelada na perna esquerda, encarei o desafio. A água estava clara, e o que primeiro me chamou a atenção foi a grande quantidade de ouriços que cobriam as pedras
Cautelosamente me aproximei, saquei a faca, e cortei um pelo meio. Revelou-se uma carne amarelada, semelhante a um pó ou ova de peixe. Cortei, observei, e depois me afastei para explorar outros lugares. Encontrei vários peixes, e como curiosidade, posso relatar que ali, entre a Ilha da Paz e a Ilha do Prático, o chão é preto de pequenos badejos, que nadam incessantemente de um lado para outro.
Uma hora depois, voltei ao local onde tinha cortado o ouriço, e pude observar dezenas de peixes sargento gulosamente a devorar aquela carne desprotegida dos espinhos. Então compreendi porque a Natureza dotou esses animais com a proteção de espinhos. A carne deve ser muito gostosa.

Um comentário:

liz angel disse...

adorei seu blog!! estou pesquisando sobre ouricos do mar p meu filho e cai aqui, por acaso vc sabe o tempo de vida deles? se puder visite o meu tbem: http://liz.angel.blog.uol.com.br/
grande abraco, Liz
a definicao do blog e'perfeita!!