sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A verdadeira História de Joinville - Invasões urbanas


O fedor no Paranaguamirim.

Os moradores daquela região, principalmente das proximidades do Rio Velho, frequentemente se queixam do mau cheiro que empesta aqueles ares. Mas, os moradores que hoje reclamam, em grande parte, são os próprios culpados pela situação. Para saber a razão, é preciso lembrar a história da origem daquele bairro.
No início dos anos 70, a Casan iniciou seu projeto de construção do Sistema de Esgoto de Joinville. A primeira obra foi a construção das três lagoas de decantação, que são interligadas entre si, e a terceira deságua na baía da Babitonga. Para construir as lagoas, foi preciso abrir uma estrada de acesso, construída exatamente sobre o mangue que cobria aquela área.
As lagoas ficaram prontas, mas demorou alguns anos para que o sistema de esgoto fosse construído e ligado às lagoas.
No meio tempo, ocorreu uma grande invasão de moradores nos terrenos beneficiados pela existência da estrada, formando-se então, o bairro. Neste período, as lagoas estavam inativas, mas cheias de água, e até peixes se criavam ali, que era um ótimo lugar para os pescadores da região.
Com a ligação do sistema de esgoto às lagoas, é claro que veio a poluição malcheirosa, que está até hoje provocando as reclamações dos atuais moradores. Isto não ocorreria se não houvesse a invasão, que foi tolerada pelos poderes municipais, à época. Até mesmo alguns políticos favoreceram a invasão, ao distribuir aterro para ocupar melhor os manguezais que estavam sendo destruídos, bem como a colocação de serviços públicos como água e luz
Levando a história em consideração, podemos estabelecer que os responsáveis pela situação são exatamente os invasores, os moradores que compraram terrenos irregulares e mal localizados, e os políticos, que na ânsia de conseguir votos, fecharam os olhos para as conseqüências. E agora, querem transferir o problema para o município.
Isto é falta de memória, para não dizer coisa pior...

Nenhum comentário: