terça-feira, 18 de março de 2008

Campeonato de Pesca


Campeonato de Pesca
A cidade de Joinville é um dos maiores centros da prática da pesca de arremesso do Brasil. São milhares de praticantes, organizados em equipes, e são inúmeros os campeonatos ou gincanas que acontecem durante o ano, nas praias do estado.
Existem dois tipos de competição: Os campeonatos propriamente ditos, dois quais participam os Clubes de Pesca e as Equipes mais organizadas, e as gincanas ou torneios, abertos a todos, normalmente promovidos por uma empresa ou associação. Estas gincanas podem ser também fechadas, restritas aos membros da organização promotora.
Estes eventos podem ser realizados em uma ou duas etapas. No caso de ser em duas etapas, o normal é uma no sábado à tarde, e outra no domingo de manhã. Excepcionalmente ocorrem eventos como as 24 Horas de Florianópolis, onde a competição é contínua, como o próprio nome já diz.
As equipes podem ser compostas de seis elementos, sendo cinco pescadores e um fiscal, ou então por duplas de pescadores, e existem também os torneios individuais.
O regulamento da competição é decisivo na forma da equipe atuar. Existem regulamentos que privilegiam a quantidade de peixes pescados, outros que privilegiam o peso do peixe. Por exemplo, um regulamento que dá 3 pontos por peixe pescado e mais l ponto por 100 gramas ou fração obrigará a equipe a se concentrar nos peixes menores, em maior quantidade. Por outro lado, um regulamento que dá um ponto por peixe e 3 pontos por 100 gramas ou fração fará a equipe tentar pegar os peixes maiores, ainda que em menor número.
Conhecido o regulamento, a equipe se prepara de acordo, e leva o material mais indicado para o tipo de pesca a que se propõe.
Outro ponto muito importante é a raia que cada equipe recebe por sorteio. Existem locais que têm mais peixes, e a equipe que tiver a sorte de pegar um local assim, já está com meio caminho andado para vencer a competição. Por exemplo, nos campeonatos realizados na Praia Grande, São Francisco do Sul tradicionalmente as equipes vencedoras se localizam nos pontos mais afastados da Enseada.
As equipes chegam antes da hora do início da competição, e usam o tempo para testar os equipamentos, adequando-os às correntes e aos ventos. É nesta hora que se escolhe o diâmetro da linha e o tamanho e tipo da chumbada.
Quando se inicia a competição, sob a orientação de seu Capitão, a equipe procura encontrar a distância ideal para o arremesso, para descobrir onde estão os peixes. Para isso, variam as distâncias, e encontrado o ponto ideal, os pescadores concentram seus arremessos lá. Se por acaso não se consegue definir uma distância ideal, os pescadores costumam pescar da seguinte forma, no caso de serem cinco: O do meio arremessa o mais longe possível, os que estão a seu lado ficam numa distância intermediária, e os dois da extremidade procuram pescar na parte mais rasa, visando os peixes que vêm se alimentar na espuma da onda. Muitas vezes, quando a onda recua, os anzóis podem até mesmo ficar fora da água. Dessa forma, a equipe assume um posicionamento em forma de V, e como nas duas extremidades o arremesso é mais curto, diminui-se a possibilidade de enroscar a linha com a do pescador da equipe ao lado. Deixando de lado a parte técnica da coisa, vale ressaltar que as gincanas de pesca são ótimas ocasiões para a confraternização entre os praticantes da pesca de arremesso. Ri-se muito, conta-se e ouve-se muitas histórias, e trocam-se muitas idéias e experiências entre os pescadores. Sobre isso, poderia escrever um capítulo inteiro apenas falando sobre o que acontece após uma gincana, ou na noite de intervalo entre duas etapas. Acontecem coisas incríveis.
Mas, não se pense que os campeonatos ou gincanas de pesca são apenas ocasiões de descontração e alegria. Às vezes fica sério. Estou falando sobre os Campeonatos oficiais, exclusivos para os Clubes filiados à Federação, onde além de pescar, os participantes têm que mostrar sua perícia em provas de arremesso no seco, sem anzóis na linha, para ver quem tem o arremesso mais longo ou mais preciso. Não posso falar com profundidade sobre estas provas, pois nunca participei, mas que elas existem, existem.
De qualquer forma, participar de um campeonato ou gincana de pesca é uma experiência muito gratificante. Junta-se um grupo de amigos praticantes da pesca de arremesso, escolhe-se um nome, providencia-se um uniforme, e depois é só combinar a estratégia.
Decide-se sobre a alimentação, as bebidas, alojamento dos atletas, transporte, iscas, etc. Depois de tudo combinado, a equipe parte para a competição, donde só pode advir diversão e alegria, pois na pior das hipóteses, se não conseguir classificação, seus integrantes voltarão mais unidos como equipe, e acrescidos em sua parte técnica pelo acúmulo de experiência e intercâmbio de informações, além de terem tido o prazer de participar de mais uma pescaria.

Nenhum comentário: