terça-feira, 18 de março de 2008

Molinete


Molinete
O molinete é um dispositivo destinado a facilitar o arremesso e o recolhimento da linha. Comparativamente, um pescador usando o molinete arremessa a linha muito mais vezes, num mesmo espaço de tempo, do que um com linha de mão, e os lançamentos são muito mais precisos. O pescador habilidoso consegue arremessar a linha exatamente onde ele quer.
Seu funcionamento é relativamente simples; ele é capaz de enrolar a linha num carretel, e mediante o levantamento de uma peça de arame, liberar a linha para sair com facilidade.
No carretel há um dispositivo de fricção que permite que a linha saia do carretel sem levantar a peça de arame. Esta fricção é regulável, e serve para evitar que a linha se parta quando puxada violentamente, e também para cansar o peixe grande, pois ele só consegue levar a linha após fazer uma determinada força, que é controlada por meio de ajuste. Quer dizer, se a fricção estiver frouxa, a linha sai com facilidade, se estiver apertada será necessário uma força maior.
O importante é ter em mente que o molinete é um instrumento destinado apenas a facilitar o manuseio da linha, tanto nos lançamentos como nos recolhimentos, e nunca para fazer força. Se for preciso fazer força, ou para trazer um peixe ou desenroscar a linha, deixe isso para a vara. Proceda assim: Com o molinete travado, puxe a vara para cima, depois abaixe-a e recolha a linha. Repita essa operação até tirar o peixe, ou desengatar a linha.
A manutenção do molinete é simples, basta lavá-lo bem com água doce após o uso, e e nunca usá-lo para fazer força. Quanto a lubrificação interna, não é necessário, pois eles já vêm lubrificados de fábrica, e se você não abri-lo, ele estará convenientemente lubrificado por praticamente toda a vida útil.
Quanto à escolha do molinete, você deve considerar o tamanho da vara, e do bolso.
O tamanho da vara deve ser proporcional ao do molinete, de maneira que se forme um conjunto equilibrado.
Já em relação ao preço, eles se dividem entre os nacionais e os importados. Os importados são melhores e mais caros, mas o inconveniente é que dificilmente se encontra peças de reposição, por isso eu prefiro os nacionais.

Nenhum comentário: