segunda-feira, 17 de março de 2008

Os Crustáceos


Crustáceos
Os crustáceos são os animais que apresentam o corpo revestido por um exoesqueleto ou carapaça chamado crosta ( do latim crusta). Este exoesqueleto é constituído principalmente por uma proteína chamada quitina, que é fabricada pelo próprio corpo do animal. Quando o animal cresce e seu corpo não cabe mais dentro da crosta, esta se rompe, e o corpo produz uma nova carapaça, maior. Este fenómeno é chamado de ecdise.
Para nós, os aficionados das pescarias, os crustáceos que nos interessam são os siris, os caranguejos, os camarões e as lagostas. Neste capítulo, vamos ter uma visão geral destes animais, e depois vamos nos concentrar na pescaria e na preservação de cada um deles.
Estes quatro grupos apresentam todos eles, cinco pares de patas, por isso são classificados como Crustáceos Decápodes. Os crustáceos decápodes podem ter o corpo ( ou rabo) curtos ou compridos. São então chamados de braquiuros ou macruros.
Já podemos então classificar como crustáceos decápodes braquiuros os siris e os caranguejos, e como crustáceos decápodes macruros os camarões e as lagostas.
Há quem confunda siris e caranguejos, mas eles são facilmente diferenciados. Os Braquiuros todos possuem o quinto par de pernas, o da frente, transformados em garras, mas os siris apresentam duas garras do mesmo tamanho, e os caranguejos apresentam uma grande e outra pequena. Também os caranguejos podem voluntariamente sair da água, podendo sobreviver dias, até meses. Os siris morrem em poucas horas se retirados da água. Os siris apresentam o primeiro par de patas, o de trás, transformados em pequenas pás que lhes servem de nadadeiras, os caranguejos apresentam quatro pares de patas adaptados à locomoção sobre o solo. Afora isso, há também diferenças na alimentação. O siri alimenta-se exclusivamente de carne, podendo caçar, ou se encontrar uma carcaça qualquer, não a desdenha, mesmo que já esteja em decomposição. Já os caranguejos alimentam-se de carne, e também de folhas e frutos que encontram pêlos mangues.
Quanto às diferenças entre camarões e lagostas, a principal é que as lagostas possuem o par de patas da frente transformados em garras ou quelíceras, que servem para apreensão dos alimentos. Note-se que o chamado camarão ferro, ou pitu, pertence ao grupo das lagostas, pois possuem quelíceras.

Nenhum comentário: