segunda-feira, 17 de março de 2008

Camarão no Facão


Camarão no facão
Alguns amigos riram muito, como se eu tivesse acabado de contar uma piada, quando lhes contei que era possível pegar camarão usando um facão e uma lanterna. Alguns dias depois, tive a oportunidade de demonstrar isso ao vivo e em cores, e eles não riram mais, pois contra fatos não há argumentos.
Claro, que usando um facão você não vai conseguir pegar quilos e quilos de camarão, mas, para capturar umas iscas para o outro dia, vocês vão ver que é bastante fácil, e rápido. Inclusive, com a prática, logo se descobre que até é possível capturá-los vivos, apenas com a mão.
Primeiro, precisamos compreender o funcionamento do camarão. Ser preferencialmente marinho, também pode ser encontrados em águas salobras, e mesmo algumas espécies conhecidas como pitu, são encontradas em rios, a muitos quilómetros do mar. Zoologicamente, são classificados como Crustáceos, Decápodes, Macruros. Como a maioria dos seres articulados, costumam ser mais ativos à noite. Alimentam-se de detritos animais e vegetais, e alguma caça miúda. Podem ser cevados em determinado lugar, mediante a colocação de uma isca especial para eles, chamada Engodo. Mas isso não será tratado aqui. O principal é saber que estes animaizinhos costumam passar o dia escondidos na areia, onde se enterram, deixando para fora apenas os dois olhos, que são salientes. Além disso, praticamente todos os animais aquáticos apreciam comer camarão, pôr isto ele se tornou um animal arisco, e desenvolveu algumas defesas . Entre elas, a capacidade de imitar a cor do fundo de areia onde ele se encontra, e a habilidade em dar seguidos saltos sobre a água, usando os músculos da cauda, o que lhe permite cobrir rapidamente distâncias consideráveis, para um camarão, é claro. Com três ou quatro pulos, ele consegue se distanciar alguns metros do perigo. Fora isso, usando suas dez perninhas, ele nada pela água, mais lento que qualquer peixe.
Então, ao se sentir ameaçado, o camarão pula sobre a água para se afastar do perigo, ou então enterra-se na areia, na esperança de não ser mais visto. Só que, ao fazer isto, ele deixa os dois olhos de fora, e quando atingidos pôr uma luz forte, como a da lanterna, seus olhos brilham em tons de vermelho, ficando bem visíveis. É este o momento para pegá-lo com o facão. Você sabe que para trás daqueles olhos brilhantes se encontra o corpo do camarão. Então, cuidadosamente, introduza a lâmina do facão na água, para neutralizar o efeito da paralaxe, e posicione a lâmina bem em cima da posição dos olhos, e abaixe repentinamente o facão, de forma a cortar a cabeça do camarão. Depois é só juntar o corpo e guardar num saco, no bolso ou no samburá, conforme o caso.
Se você deseja pegá-lo vivo, substitua o facão pela mão, o que requer muita prática e agilidade. Mas, se você tiver um puçá de malha fina, fica mais fácil. Basta deitar o puçá sobre o camarão enterrado, e então pegá-lo pôr sobre a malha, que vai estar imobilizando o bichinho.
Os melhores lugares para pegar o camarão são aqueles que não apresentam ondas, pois elas revolvem o fundo de areia, dificultando a visão. Posso citar, em nossa região, as praias de Capri, Paulas, Laranjeiras, Gamboa, do Lixo, como locais onde eu pessoalmente já peguei camarões usando este método.

Um comentário:

Heitor Pereira disse...

mas qual o engodo que voce usa para atrair o camarão ???