domingo, 16 de março de 2008

Uma pescaria de Peixe-Rei


Uma pescaria de peixe-rei
Certa feita, fomos pescar peixe-rei na praia de Capri, em São Francisco do Sul. Munidos de equipamento leve, eu e meu parceiro chegamos na praia em frente ao Hotel às 8 da manhã, na primavera.
Usamos varas de fibra de carbono, molinetes pequenos, anzóis Mustad ponta de cristal, linha 0,15mm, chumbo de lOg, isca de camarão branco descascado, cortado em cubinhos.
Pegamos muito peixe. A pescaria foi tão farta, que, arremessávamos, e o peixe-rei já pegava na descida. Se recolhíamos rápido, vinha um peixe. Se recolhíamos mais devagar, vinham dois.
O sucesso foi tamanho, que juntou gente ao redor para nos ver pescando. Eram 10 horas da manhã, e já tínhamos mais de 300 peixes no samburá. Olhamos aquilo e decidimos: Chega!
Passamos a limpar os peixes, no sistema linha de montagem. O companheiroo descamava com uma faquinha, e eu com uma tesoura cirúrgica de ponta reta cortava a cabeça, abria a barriga, limpava, passava na água e ensacava.
Às 11 da manhã estávamos com cerca de 2kg de peixe-rei, limpos e ensacados, então fomos ao restaurante do Capri Iate Clube para almoçar.
Quando chegou o garçom, perguntei se dava para temperar e fritar os peixes, para aperitivar antes do almoço, com cerveja. O garçom disse que só se pedíssemos ao proprietário, que prontamente autorizou.
Haviam mais duas mesas ocupadas por famílias, que aguardavam o almoço. Quando chegou nossa primeira porção de peixe-rei fritinho na hora, numa mesa próxima chamaram o garçom e também queriam uma porção de peixinho frito. O garçom explicou que não constava do cardápio, que era um caso especial. Como a quantidade de peixe que mandamos fritar era mais que suficiente para nós, convidei a família da mesa vizinha a compartilhar nosso petisco. Logo o pessoal da outra mesa também aderiu. Juntamos as três mesas, e até o dono do restaurante sentou junto.
Comemos todo o peixe frito, o garçom também provou, e até a cozinheira, mais tarde, veio nos dizer que não resistira, e separara uma porçãozinha para levar para casa.

Nenhum comentário: