domingo, 16 de março de 2008

O Corrupto


O Corrupto.

Também conhecido como Tamarutaca, são crustáceos estomatópodes da família Esquilídeos, compreendem 4 espécies do gênero Squilla e outros, assemelham-se à lagosta. Vivem enterrados na areia ou no mangue, e são encontrados porque deixam um buraquinho na areia. Característico deles é o ruído que emitem, semelhantes a uma castanhola.
É uma excelente isca, e para retirá-lo de sua toca é preciso uma bomba de sucção manual, que aspira areia, água, e o bichinho. Essa bomba pode ser encontrada nas lojas de equipamento de pesca, e são bastante simples e duráveis.
Uma vez extraído o animalzinho, ele pode ser cortado em pedaços para ser iscado, ou colocado inteiro e vivo no anzol. Como eles são frágeis, e geralmente se despedaçam no arremesso, recomendo que seja amarrado ao anzol por um fio de látex.
Para procurá-lo, entre na água rasa e vá olhando o chão, até encontrar o buraquinho que é a entrada da toca. Ajuste a bomba no orifício e aspire. Descarregue o conteúdo na areia, e encontrarás o animal, que é semelhante a uma lagosta, mas do tamanho e um camarão.
Todos os peixes da praia apreciam esse petisco, principalmente as betaras.
Sempre tive a curiosidade de saber porque ele é chamado de corrupto. Um amigo disse que é porque ele vive escondido, tem cabeça de camarão e só sai sob pressão...

Nenhum comentário: