domingo, 2 de janeiro de 2011


Peru de Natal.


Um conhecimento que vem se perdendo nos dias de hoje é como se faz para abater um peru para o Natal. Como observei minha mãe fazendo isso num dos natais da minha infância, vou descrever como tudo aconteceu.
Alguns meses antes, adquirimos um peru num sítio da zona rural do município, e ele foi colocado num galinheiro para a engorda.
No dia do abate, minha mãe pegou o peru e despejou no bico aberto da ave, dois copos de cachaça, até que o animal ficou completamente grogue. Após isso, o peru foi deitado com o pescoço em cima de um tronco para picar lenha, e uma machadada certeira amputou a cabeça do peru. Rapidamente, a ave foi pendurada pelos pés num poste do varal para escorrer o sangue. Foi derramado sobre ele uma boa quantidade de água fervente, para soltar as penas, que foram rapidamente arrancadas. Depois disso, o peru foi passado na chama do fogão a gás para queimar os pelinhos e penugens que restaram.
Depois disso, mamãe abriu o peru para limpar, e reservou o papo e os miúdos para o recheio. Foi preparada uma farofa com os miúdos, para encher o papo, que depois foi costurado e recolocado no peru, que depois de temperado, foi assado por cerca de 4 horas, e servido na ceia do Natal.

Nenhum comentário: