sábado, 25 de dezembro de 2010

A Verdadeira História de Joinville - Início da aviação


O início da Aviação

Em 1935 (ou 1936) a pequena Joinville de 26 mil habitantes foi surpreendida pelo ronco do primeiro avião. A cidadezinha já havia sido sobrevoada pelo dirigível Zeppelin, alguns anos antes, mas a comoção causada pelo vôo do pequeno monoplano marca Ford, com seus dois tripulantes, foi incomparável. A população de olhos no céu seguiu o trajeto da pequena aeronave, que se aproximou pelo Sul e pousou na rua do Norte, atual João Colin, no terreno onde hoje se localiza a empresa Delta Veículos.
Para olhar o aviãozinho no chão, foi cobrada ao povo a importância de Cr$ 1,00 (Um cruzeiro) Foi o primeiro vôo da Companhia Loyd Iguaçu, que mais tarde se estabeleceu com um campo de aviação, na Estrada da Ilha, primeira entrada à esquerda, mais ou menos onde hoje se localiza a Univille.
A companhia passou a operar com dois aviões, um biplano italiano e um monoplano alemão, da marca Klem, ambos com capacidade para 4 passageiros. Fazia a ligação semanal com Curitiba, e funcionou por um período de cerca de três anos.
Mais tarde, os Srs. Zattar e Barnack fundaram a primeira escola de aviação, o nosso Aero Clube, já no Cubatão.

Nenhum comentário: