domingo, 16 de março de 2008

Pescando o Lambari



O Lambari
O lambari é um pequeno peixe da família dos Caracídeos, e é encontrado em todos os nossos rios, sendo representados por mais de 150 espécies diferentes. São caracterizados por apresentarem dentes serrilhados, e apesar de não apresentarem valor económico, sua pesca é bastante esportiva, e especializada.
Para pescar qualquer peixe, primeiro devemos conhecer seus hábitos, que no lambari são os de um peixe que costuma comer frutas, larvas, e até mesmo pequenos peixes. A preferência é por qualquer coisa pequena que caia na água, produzindo aquele barulhinho "ploc", que tem o poder de atrair qualquer lambari das proximidades. Existem os lambaris grandes e os pequenos, mas vamos nos concentrar nos maiores. Eles costumam ficar ocultos sob troncos submersos, esperando o alimento que a correnteza lhes traz, e sempre atentos aos ruídos de qualquer coisa que caia na água. Por isso, é comum encontrá-los debaixo das pontes e das árvores às margens dos rios, que produzam bagas, sementes e frutinhas, que eventualmente caiam na água. Também costumam ficar nas saídas das corredeiras, à espreita da chegada do alimento.
Por motivo de segurança, se você pretende pescar aqueles que ficam debaixo das pontes aguardando os detritos que o trânsito de veículos derruba na água, evite ficar em cima da ponte, principalmente aquelas das rodovias. Abrigue-se embaixo delas para desfrutar da sombra, e evitar ser atropelado.
Se quisermos aquela miuçalha que abunda nas valetas de irrigação e nos córregos, até mesmo uma linha de costura, amarrada num alfinete dobrado, com um pedaço de minhoca na ponta, num pedaço de pau, já serve, mas nós queremos aqueles maiores, com até 15cm de comprimento, ariscos e ladinos. Para eles reservamos a técnica, o equipamento e a paciência, as armas do bom pescador.
O local deve ser escolhido com antecedência. Prefira um rio de porte médio ou grande, com árvores que estejam florindo ou frutificando, ou então um lugar onde existam troncos submersos, ou mesmo uma ponte.
O equipamento deve consistir em uma vara (de acordo com o tamanho do rio) articulada, de 2 ou 3 segmentos, uma linha fina (0,10 ou 0,15mm de diâmetro), uma bóia ou flutuador regulável, de forma que o anzol na ponta fique próximo ao fundo do rio, um chumbinho pequeno, desses redondos, e um anzol pequeno, de boa qualidade, com cabeça de argola. O chumbinho deve ficar 5cm acima do anzol. O comprimento da linha deve ser cerca de lOcm maior que o da vara.
A isca deve ser massinha, e a sua forma de preparo vem descrita na embalagem. Se você vai pescar sozinho, uma colher de sopa de massinha crua é o suficiente.
Ao arremessar a isca, procure fazer que ela imite o ruído de uma frutinha caindo na água, pois isto vai atrair os lambaris das redondezas. Para melhorar a atração, arremesse um punhado de areia grossa na água, antes de jogar a isca. Já vi alguns pescadores que levam arroz cru, mas isto não é recomendável, pois já usei, e ao limpar os peixes, alguns estavam com a barriga cheia de arroz, e convenhamos, alimentar os peixes antes de pescá-los não é muito recomendável, porque diminui o apetite. Cumpridos estes passos, você pode esperar voltar para casa com cerca de 6 a 10 lambaris de bom tamanho. Procure limpá-los na beira do rio, jogando os detritos na água, pois isto vai formar uma ceva até mesmo para outros peixes, e congele o produto da pesca, e vá acumulando, repetindo diariamente a pescaria no mesmo local. Quando você tiver 9 lambaris grandes por pessoa, pode convidar os amigos para uma boa fritada. E finalmente, a melhor hora para pescá-los vai desde o amanhecer até quando o sol começa a ficar forte, pois considere que estes peixes não se alimentam à noite, e ao amanhecer estão famintos, e comendo tudo o que lhes cai ao alcance da boca.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu cevo com quirera e tenho bons resultados, pois lambarís preferem minhocas
(carne) do que vegetais. A ceva não atrapalha a pesca se feita corretamente.